Ensaios para um ensaio sobre jornalismo | A evolução tecnológica em passo acelerado

 

Dizer que ainda sou do tempo em que a internet tinha pouca relevância no dia a dia do jornalista, pode, de repente, criar-me uma imagem de avô que ainda estou longe de atingir. Mas, a verdade, é que em 20 anos a evolução foi de tal ordem que, quando penso nos primeiros passos no jornalismo, parecem memórias de um qualquer livro ou filme de outros tempos.

Ler mais...

Ensaios para um ensaio sobre jornalismo | Dispositivos móveis

 

A evolução da tecnologia transforma todas as áreas da sociedade. E o jornalismo não foge à regra. Por um lado, as novas ferramentas à disposição convidam a uma adaptação no modo de fazer. Por outro, as novas formas de distribuição e consumo de informação exigem uma agilização de processos assente nessa tecnologia. No fundo, o atual momento não é mais do que um novo passo na caminhada do jornalismo, que ao longo dos tempos se foi adaptando à transformação das ferramentas analógicas, aos novos meios e diferentes tipos de consumo.

Ler mais...

Aos poucos, vamos todos ter que voltar à nossa vida. Às rotinas, ao trabalho, ao tão desejado convívio que esta pandemia do novo coronavírus nos roubou subitamente. Mas esse regresso não será de um dia para o outro. Na verdade, já todos percebemos, dificilmente voltaremos ao ponto onde estávamos. O distanciamento social vai manter-se, esse é pelos menos o desejo das autoridades sanitárias, como forma de evitar que a situação se descontrole e, de repente, Portugal se veja num cenário caótico como aquele em que vários países se viram mergulhados.

Ler mais...
Load More

Siga-nos no Facebook

Apoio