O combate ao plástico começa com a reciclagem

Há muito tempo que se fala em reciclagem, o problema é que nem toda a gente interiorizou essa ideia. Todos sabem o que é a reciclagem, mas quando toca a fazê-la são poucos os que a fazem. É certo que cada vez mais pessoas percebem que a reciclagem é algo que tem de ser feito, não só como obrigação, mas como sustentabilidade.

No entanto, as desculpas para não fazer a separação de resíduos são muitas: não sei fazer a separação nos ecopontos; não há ecopontos perto de minha casa; não vale a pena fazer a reciclagem, porque eu faço pouco lixo; daqui a uns anos já não estou cá, por isso não faz diferença para mim.

Mas a verdade é que cada resíduo conta. Atuar agora é essencial! No estado em que está o planeta, não se pode continuar a ignorar a reciclagem. O plástico é um problema que vai sempre afetar a Terra. O plástico que se deita hoje ao lixo, daqui a 100 anos não vai estar degradado.

Os oceanos são os mais afetados. Milhares de animais marinhos morrem ou ficam com deformações por causa de todo o plástico que nós não reciclamos. Toneladas de plástico vão parar ao mar.

Para combater o plástico não basta fazer a reciclagem, mas é também essencial começar a optar por produtos que são sejam feitos com esta material. Cada vez há mais alternativas a matérias de plástico, o que faz com que não existam desculpas para não ajudar o ambiente.

Nunca é tarde para começar e não é necessário tomar medidas radicais nas nossas vidas. Aos poucos vamo-nos ambientado e no final é uma sensação bastante satisfatória. Estamos a ajudar-nos a nós, ao nosso legado, a todos os animais e ao ambiente.

E tu, qual é a tua desculpa para não mudares?


Sistema de comentários desenvolvido por CComment

Siga-nos no Facebook